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quinta-feira, 24 de julho de 2014

Speculation about Khans of Tarkir

Bem, em outubro será lançado o primeiro set do novo bloco de Magic, e já existem muitas especulações sobre ele, então decidi traze-las até vocês. Espero que gostem. Para começar, falarei sobre a temática do set.

Tarkir, the new Kamigawa?


Pelas imagens e informações circulando, além do nome do set, Tarkir será um plano com temática mongol(Khan é um título mongol, ou uma referência a Gengis Khan), com um ambiente extremamente bélico. Esse será o segundo plano ambientado no oriente, sendo o primeiro Kamigawa. Mas as semelhanças não acabam por aí. Aparentemente cada set do novo bloco terá o nome do plano, indicando algo do plano(Khans of Tarkir, Dragons of Tarkir) assim como em Kamigawa(Champions of Kamigawa, Betrayers of Kamigawa e Saviors of Kamigawa). Isso tende a indicar um foco bem grande em criaturas lendárias. Se isso realmente acontecer, esse será um bloco muito produtivo para commander. Mas isso é apenas especulação. Ainda tenho que procurar sobre a cultura e história mongol para especular mais. Porém ainda temos mais especulações, vamos ver?

Tarkir Mechanics: Something New and Something Old



No vídeo(acima) onde foi anunciado o novo bloco e o novo set também foi anunciado algo sobre duas mecânicas do set: ambas estão sendo muito requisitadas nos forúns da wizars, uma é antiga e não aparece a muito tempo, a outra é totalmente nova. Isso é um grande objeto de especulação, mais pela mecânica antiga do que pela mecânica nova. Devido ao caráter bélico do set e dos mongóis, eu acho que três mecânicas que estão sendo apontadas como possíveis são as mais prováveis, do meu ponto de vista:
  1. Banding(formar bando)=> conceito de criaturas formando bandos para atacar ou bloquear(realista); mecânica bem antiga.
  2. Flanquear(quando bloqueia ou é bloqueado por uma criatura sem flanquear a criatura sem flanquear recebe -1/-1)=> vantagem de criaturas que estão andando a cavalo numa batalha(realista).
  3. Horsemaneshiping(só pode ser bloqueada por criaturas com essa habilidade)=> vantagem de criaturas que estão andando a cavalo numa batalha, apareceu num set de temática oriental(sem plano definido).
Bem, dentre elas vou dar foco a Flanquear e Horsemaneshiping. Embora ambas tenham aparecido mais recentemente que Banding, ambas estão relacionadas à característica do uso de cavalos(montaria) dos mongóis. Dentre elas eu prefiro Flanquear por ser mais realista, simbolizando uma vantagem dos que tem montaria perante os que não tem nas batalhas no lugar de Horsemaneshiping que torna suas criaturas quase imbloqueáveis.

Tarkir: Sarkhan Homeland

Isso aí, o planeswalker que vai reaparecer em Khans of Tarkir é Sarkhan Vol. O planeswalker cultua dragões e saiu pelo multiverso em busca de um que pudesse louvar como grande mestre e assim encontrou Nicol Bolas. Após isso Bolas o enviou para guardar o templo dos Eldrazi em Zendikar. No templo Sarkhan começou a ter alucinações e ouvir sussurros o que o levou à loucura. Lá ele enfrentou Jace e Chandra, perdendo e retornando a seu senhor. Agora Sarkhan voltou a seu plano natal. Antigamente Tarkir era repleto(a) de dragões, porém todos foram caçados e mortos, daí, por não haver mais dragões no plano, Sarkhan sair em busca de um grande dragão para adorar.

Vejamos então os outros dois Sarkhans que já existem:

Sarkhan é um planeswalker primordialmente vermelho, com o foco principal em dragões. Sua natureza como Sarkhan Vol foi a de um vermelho focado em criaturas, fornecendo ímpeto a suas criaturas, ou roubando uma de seus oponentes(sua segunda habilidade é um Ato de Traição). Como Sarkhan, o Louco, ele possui um caráter de vermelho focado em dano e de estilo suícida e auto-destrutivo, causando dano a si mesmo, requisitando o sacrifício de uma criatura para colocar uma ficha de Dragão e fazendo seus Dragões causarem dano a um de seus oponentes. A única característica em comum entre eles é colocar fichas de Dragões vermelhas com voar. OK, mas e esse Sarkhan?

Esse Sarkhan está usando um traje mongol, com uma lança ornamentada com uma hedro quebrada, uma adaga ou espada e um manto dourado, estando parado(talvez andando) em um campo(planície, provavelmente), com montanhas distintas ao fundo(uma pista sobre o terreno de Takir), enquanto emana algo como luz, calor e chamas de seus olhos e de sua mão. Certo, mas o que isso indica?

Devido a ambiente e ao traje de Sarkhan, principalmente pelo terreno aparentar ser uma planície próxima a uma montanha e pelo manto dourado, assim como a ambientação, que me aparenta ser branca, com toques de vermelho(cores de mana), e bem calma, acredito que este será um Planeswalker branco e vermelho. Pela temática do set, com um plano onde os dragões foram extintos, Sarkhan provavelmente envolverá algum conceito de cura ou ressurreição em alguma habilidade, para restaurar os dragões. Além disso ele provavelmente terá uma habilidade de colocar pelo menos uma ficha de dragão. Pelo ambiente bélico da primeira imagem, ele pode ter alguma habilidade de por fichas pequenas ou fortificar criaturas. Outra possibilidade e a de causar dano, já que ele emana algo de seus olhos e sua mão. Esse é meu chute um Sarkhan Branco e Vermelho.

Agora que falamos de um cultista de dragões, que tal falarmos dos Dragões?

Dragons of Tarkir

Espere! Num plano onde todos os dragões estão mortos, extintos, não deveria haver dragões, certo? Bem, dragões serão uma grande temática do bloco, e ao que parece, principalmente no segundo set que aparentemente será Dragons of Takir. Provavelmente teremos poucos dragões nesse primeiro set em outubro, aparecendo mais nos próximos sets. Muitos deles podem ser lichs, zumbis ou esqueletos, já que foram mortos, como este(fundido a uma montanha, eu acho) esqueleto de dragão. Legal uma das grandes criaturas do magic ganhar um foco maior. Falando em foco, notaram algo nessa imagem? vamos focar.

Sei que o foco está ruim, mas se nota que é um tapete voador. Isso é IRADO. Sei que não é uma especulação maneira, mas teremos tapetes voadores!!! Finalmente poderemos dizer/apostar que temos um tapete voador e provar/ganhar(sim, isso é ridículo, mas eu realmente curti quando notei o pequeno tapete voador perto do dragão na primeira imagem do blog(antes de ampliar o dragão)).


Three Color Paths

Existe um rumor de que Tarkir será um bloco como o de Alara, com grupos tri-colores. Se isso realmente ocorrer terá bons efeitos e aplicações no formato commander, e causará mudanças bem grandes(provavelmente não, mas eu espero) no formato Standart, e o pre-release será realmente difícil. Dizem que diferente de Alara, os grupos tricolores não serão do tipo "uma cor principal e suas cores aliadas", tipo branco, azul e verde(Bant), mas "uma cor principal e suas cores inimigas", como branco, preto e vermelho. Só para informar/lembrar:

  • Branco=> cores aliadas: azul e verde; cores inimigas: preto e vermelho
  • Azul=> cores aliadas: branco e preto; cores inimigas: verde e vermelho
  • Preto=> cores aliadas: azul e vermelho; cores inimigas: branco e verde
  • Vermelho=> cores aliadas: preto e verde; cores inimigas: branco e azul
  • Verde=> cores aliadas: branco e vermelho; cores inimigas: azul e preto
Será que vai ser assim? Pode ser, é um rumor bem ousado, e pode ser verdadeiro, por causa dos grupos bélicos em Takir e seus Khans. Ok, já foi quase tudo, só tem mais uma possibilidade.

Tribals and or New Tribals

Existe a possibilidade de ocorrerem tribais em Tarkir. Isso são mais rumores com alguma chance do que algo bem provável, porém acredita-se que pelo menos um tribal, tribal de arqueiros. Muito difícilmente terá mágicas tribais, mas arqueiros já foi um tribal trabalhado num card, e os mongóis são famozos pelo uso do arco e flecha em seus exércitos.


Arqueiros aparecem principalmente no verde e no branco em seguida, e já temos alguns no bloco Theros, então pode acontecer. Se houver  grupos tricolores, como dizem alguns rumores, creio que arqueiros entrariam nos branco, preto e verde, com talvez com toque mortífero e muito provavelmente com habilidades de causar dano, principalmente envolvendo virar. Será? Especulações e especulações.

Tarkir: What the Core Set Says?

Na espera por Theros tivemos um set com muitos encantamentos, em todas as cores. Então, o que o Core deste ano nos diz sobre Tarkir. 
—1º=> Azul não é azul:
quando vi os primeiros spoilers só pensei "O que a wizards fez com a cor azul? ISSO NÃO É AZUL". Tudo bem, tem algum estilo azul, mas colocar tokens e incentivar o ataque não são coisas muito azuis. Eu achei isso estranho, como que uma premeditação para Tarkir, talvez.
—2º=> Criaturas: Convocar apareceu em todas as cores, e sempre com estilo e lógica(invocadores, o esforço coletivo, o trabalho de engenheiros, etc". Criaturas estão com um grande foco, tendo as fichas brancas como exemplo. 
—3º=> Temas e cores: Branco e Preto, vínculo com a vida; Azul e Verde, criaturas(principalmente ETB(entrar no campo de batalha(Enter the Battlefiel))); Preto e Vermelho, destruição; Vermelho e Azul, artefatos; Verde e Branco, criaturas, fichas e grandes números.

Conclusões:
As relações entre Azul e Verde e Azul e Vermelho indicam realemnte algo como um tricolor Azul, Vermelho e Verde, eu acho. 
Os cards azuis que eu mostrei indicam uma preocupação maior com aspectos de outras cores conectados aos Azuis(nesse ponto o primeiro me lembra Azul, Verde e Preto e o segundo Branco, Azul e Vermelho). 
Criaturas: temas bélicos, guerras, sangue, essas coisas.

Infelizmente não tenho mais especulações sobre o set ou o bloco. Espero que algumas dessas especulações se tornem realidade. Em breve trago mais notícias e especulações para o blog então, fiquem espertos Planeswalkers!

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