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domingo, 3 de agosto de 2014

Khans of Tarkir: The Jeskai Way


Continuando a falar e especular sobre os clãs de Tarkir falarei sobre esse grupo cuja imagem sempre me deixa intrigado: os Jeskai!
A primeira coisa que pensei quando vi a imagem dos Jeskai foi Kung-Fu Panda. Ridículo? Com certeza, mas acreditem, não fui o único. O que pode-se deduzir logo após ve-los é: eles são monges e lutam artes marciais. São os atuais representantes desse grupo no lado ocidental no magic, domadores de artes de luta e truques diversos. São veneradores da astúcia dos dragões, sendo seu símbolo o olho e seu tema truques. Não entendo como funcionam truques no magic exatamente, mas posso imaginar. Sendo uma combinação de Azorius e Izzet esperava mais mágicas, sendo estranho associar os Izzet principalmente a lutadores de artes marciais. Embora isso, esse "lado Izzet" pode ser explicado pelo domínio de artes antingas e ocultas(talvez), além de todos os animes e mangás de artes marciais que tem coisas como Kame-Hame-Ha, jutsus e toques que imobilizam seu oponente se no ponto certo. Creio que seja o ser distinto a direita que aparenta ter mãos e braços vermelhos, um capacete estranho, de membros finos e longos, extremamente alto, e com uma cara esquisita(parece um bigode vermelho retinho e um nariz gripado). Eles usam alguns tipos de armas, principalmente relacionados a bastões. Um card que creio pode estar relacionado aos Jeskai, por ser um que tem o "flavor"mongol e parecer utilizar um truque, sendo bem relacionado a artes marciais.
Sim, definitivamente artes marciais. Um pouco, poderoso demais, mas é bom, talvez tenhamos outros cards com permutações, entre poder e resistência, ou entre criaturas, não se sabe. Espero que esse apareça, mas eu creio que não, infelizmente. De qualquer modo ele representa o mais possível dos Jeskai como suaves e serenos, talvez com flash, conjurando suas criaturas no momento certo, mas com certeza a importância do combate para eles. Isso é algo um pouco estranho para o azul, mas podemos associar a Inteligência Militar do Core Set, que te dá um card por atacar com pelo menos duas criaturas. Voltando ao estranho da direita, creio que além dos monges, haverá um grupo de criaturas e mágicas associadas representando os Izzets, como conjuradores de mágicas e técnicas secretas. Provavelmente agirão ajudando a conjurar mágicas, tendo habilidades como comprar cards ou causar dano, ou trabalhando de algum modo com mágicas instantâneas e feitiços. Quanto ao lado Azorius creio que terá muitas técnicas para imobilizar o oponente, esquivar-se de golpes letais e bloqueios, tendo sempre a mente a frente de suas técnicas. Possivelmente trabalhará mais com criaturas pequenas, ou rápidas ou com habilidades estratégicas. Quanto aos boros serão a minoria(por não ser relacionados ao azul), mas terão importância no ataque efetivo, fortificação e habilidade dos guerreiros para danificar seu oponente. Pelo que se vê trabalhar com os Jeskai exigirá astúcia e um foco muito grande em estratégias, com muitos combos talvez. Mesmo assim não consigo determinar algo como "truques" que realmente possa se encaixar ou tentar adivinhar sua mecânica. Eu colocaria sobre os Raka, o primeiro conjunto(que eu saiba) dessas cores, mas como já chequei e foi visto com os Necra, eles não tem informação a oferecer. 

Porém acabei de ver e separar as informações do vídeo da San Diego Comic Con e eles foram bem úteis. Todas as informações ditas sobre os Jeskai foram confirmadas, mas talvez o algo mas nos de dicas. Duas raças que não aparecem a algum tempo vão aparecer nos Jeskai: os Djinn(gênios) e Efreets(Efrites)(uma criatura supernatural dos contos arábicos e islâmicos, um gênio infernal, feito de fogo, que vive no subsolo, muitas vezes em ruínas). Realmente, eu não vejo essas criaturas no magic a um bom tempo. É no mínimo uma surpresa boa, mas não consigo especular muito com isso. Continuando, na Comic Con foi dito que os Jeskai seriam o clã dos truques, com um esquema de estratégia muito grande, de um modo que mesmo com sua estratégia formada, seus cards em campo ou ate a ativação da mecânica, seus oponentes terão certas vezes dificuldade em saber seus planos, com você tendo seu jogo na ponta dos dedos. Não imagino como isso funcionará de uma forma específica, mas sendo o foco deles o azul, eu espero Virar criaturas dos oponentes, evitar bloqueadores, causar danos pontuais e coisas do tipo, tendo uma forte relação com criaturas e possivelmente com combos. Talvez eles incorporem a antiga mecânica de Kamigawa Ninjutsu, que permite você trocar uma criatura não bloqueada por uma de sua mão pagando o custo de Ninjutsu, o que combina com as artes marciais e as habilidades dos Jeskai.  A filosofia deles segue bem o conceito de astúcia: se você é o mais inteligente, você vence, mostrando que esses místicos, monges e domadores de artes marciais serão bem complexos e interessantes de se jogar. Vejamos o que uma arte sugere.:
Essa imagem demonstra exatamente o que fazem alguns dos acrobatas Jeskai, desviam de imensos e poderosos orcs Mardu e com um suave toque imobilizam eles, sem nenhum esforço. Confirmados cards com virar criaturas, e talvez outras coisas relacionadas a esse tipo de técnicas. Ainda temos também a base deles:
Grandiosas e calmas montanhas, com muitos lagos e rios em volta, passando uma sensação de calma e tranquilidade. Mas não ajuda a especular nada, então vamos a líder do clã, Narset:
Ela com certeza simboliza o domínio da artes marciais. Zurgo era a representação da velocidade vermelha, tendo indestrutibilidade branca e fortalecimento preto. Como Narset irá funcionar, eu não sei, mas é provável que ela terá alguma habilidade de virar(para ativá-la ou para virar uma criatura de um oponente), comprar cards ou flash.  Só posso esperar algo simples, como imbloqueável, iniciativa ou ímpeto, e talvez algo que surpreenda seus oponentes, sendo ativado no momento certo e que funcione de modo estratégico, como conjurar uma mágica da sua mão, causar dano, ganhar vida, ou algo do tipo, talvez quando ela ataque, bloqueie ou cause dano de combate. Os Jeskai trabalharão bem com morph, tendo sempre uma arma secreta para ativar seus planos.

Nota extra: Creio que dentre todos os clãs de Tarkir os Jeskai são aqueles que mais podem ser colocados junto a Ugin, o espírito dragão planeswalker, baseado na estratégia e aspectos de ambos. Tomará!!!

É o que posso especular sobre eles por enquanto. Em breve trago mais da Comic Con, sobre os clãs de Tarkir, então, se não quiserem perder nada, fiquem espertos, Planeswalkers.

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